A cidade de Cubatão esta sem rumo, o sistema educacional esta um caos várias crianças sem aula por falta de professor, disputas de poder entre secretários e falta de planejamento demonstram que a cidade está à deriva sem direção.
O ano de 2005 começou e como o prefeito Clermont foi reeleito e praticamente manteve a mesma equipe de governo muitos acreditavam que a prefeitura estivesse organizada, porém o ano letivo começou com escolas fechadas, falta de professores, ausência do transporte para os estudantes universitários entre tantos outros problemas.
A prefeitura alega que não pode resolver estes problemas devido à Lei de Responsabilidade Fiscal que impede que se contratem mais professores, mas essa mesma lei não impediu a administração Clermont de criar mais regionais e portanto aumentar as despesas, também esqueceram da Lei de Responsabilidade na hora que concederam um aumento de mais de 47% ao prefeito e consecutivamente a todo primeiro escalão, também não lembraram dos gastos da prefeitura quando a Cursan contratou pessoas sem concurso, mas na hora que precisavam contratar professores lembraram da desculpa chamada Lei de Responsabilidade Fiscal.
Parece uma grande brincadeira a prefeitura não sabia desses problemas quando em 2004 aprovou o Plano de Carreira do Magistério? Ou são um bando de incompetentes ou são todos irresponsáveis. Onde estava a secretária de Administração? Onde estava o Jurídico? Onde estava a secretaria de Educação? Onde estava o prefeito? Onde estava a bancada de vereadores que apóia o prefeito? Por que não se preparam para atender a falta de professores? O que estavam fazendo após as urnas terem consagrado a reeleição? Será que faziam Cruzeiro Marítimo ao som de Roberto Carlos enquanto a cidade estava à deriva?
Agora quem paga a conta de toda essa incompetência ou irresponsabilidade são os alunos de Cubatão, estes estão tendo negado o seu direito Constitucional a uma educação digna e com qualidade, isso numa cidade que tem um dos maiores orçamentos do país em relação ao número de habitantes.
É preciso que essa administração acorde, que o prefeito tome decisões firmes e governe de fato a cidade que não deixe que seus secretários disputem poder ou que um tente derrubar o outro, afinal quem deve coordenar a equipe e o prefeito. Até quando vamos ouvir apenas as desculpas do prefeito que culpa os precatórios e governos anteriores? Quando vamos ver o prefeito chamar a sua equipe e cobrar providências? Enfim quando vamos ver o prefeito tomar decisões que melhorem a vida dos cubatenses? Afinal para isso que ele foi reeleito.
Este é um desabafo de um cubatense que não agüenta mais ver sua cidade abandonada largada e sem rumo, espero que esse texto sirva de reflexão para os nossos governantes, pois ninguém agüenta mais tanta incompetência, tanta ineficiência e tanta falta de vontade política.
Professor Fábio Inácio
Artigo publicado em 2005.
quinta-feira, 27 de março de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário